A Yoki é uma das grandes empresas brasileiras do ramo de alimentos, destacando-se pela ampla variedade de produtos alimentícios, como pipocas e farinhas. Neste mês de junho, está circulando no WhatsApp uma promoção com brindes de até R$500.
Com a Promoção Yoki, este brinde seria liberado para quem seguisse as orientações exigidas pela empresa, no entanto, é recomendado ficar atento as mensagens recebidas sobre essa promoção, visto que não existe nenhuma campanha ativa que disponibilize essa quantia.
Cuidado para não cair no golpe da Promoção Yoki
Se você acreditou que a Yoki estava com uma campanha chamada “Arraial Premiado” e acabou clicando em algum link, isso pode gerar problemas como mau funcionamento do seu aparelho.
Além disso, você também pode ser direcionado para outros sites com ofertas falsas ou para uma página de afiliados.
Dessa forma, a promoção falsa serve, principalmente, para roubar dados das pessoas que acreditam se tratar de uma campanha verídica.
Aprenda a não cair em golpes no WhatsApp
Hoje em dia, há diversos criminosos aplicando golpes em pessoas que não estão tomando o devido cuidado. Por isso, é importante sempre verificar se o link recebido pelo WhatsApp é verdadeiro.
Ademais, também é recomendado que você confira se as mensagens recebidas possuem erros gramaticais ou ortográficos, pois isso são indícios que não é uma empresa série que está fazendo a proposta e sim criminosos.
Conheça outros tipos de golpe
Conta falsa
Neste golpe, os criminosos conseguem hackear listas de contatos das vítimas e roubam dados públicos através de perfis em mídias sociais.
A partir disso, é criada uma conta no WhatsApp com um número de telefone novo, com o mesmo código de área. Nesta conta, os criminosos adicionam o nome, foto de perfil e status da vítima.
Feito isso, os golpistas entram em contato com amigos da vítima para avisar que trocou de número e informando que precisa de dinheiro.
Uma das formas de se proteger contra esse golpe é configurar a privacidade para que apenas os seus contatos possam enxergar as informações de perfil e a sua foto.
Clonagem do WhatsApp
A clonagem do WhatsApp ocorre quando o criminoso consegue acesso aos dados de segurança do celular da vítima. Esse acesso é obtido por meio de um link falso ou telefone de golpista se passando por funcionário de uma empresa ou instituição financeira.
Nesta conversa, o criminoso pode oferecer um produto, prêmio ou apenas uma confirmação de cadastro para conseguir roubar seus dados.
Com isso, a vítima terá o acesso bloqueado e o golpista conseguirá pedir dinheiro em seu nome para amigos e familiares.
Caso esse golpe aconteça com você, será necessário avisar o maior número de contatos possível e pedir para eles bloquearem e denunciarem a conta invadida ao suporte do WhatsApp.
Saiba o que fazer nesta situação
Ao perceber que você está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, é necessário que, primeiramente, você avise todos os seus contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para essas pessoas avisando que sua conta foi clonada ou roubada, evitando que estas acabem sofrendo prejuízos financeiros.
Feito isso, você deverá tentar recuperar sua conta, visto que, geralmente, os criminosos usam o celular para aplicar o golpe. Dessa forma, você deverá desconectar sua conta no aplicativo e ativar novamente.
Com isso, ao digitar novamente o código para entrar na sua conta, automaticamente a outra pessoa que também está logada no seu perfil será desconectada.
Caso você esteja usando o WhatsApp Web, para desconectar você deverá acessar a opção Configurações/Ajustes, Conta, WhatsApp Web/Desktop e por fim, clique em sair de todos os computadores.
Conheça maneiras de se proteger de armadilhas digitais
Para se proteger contra golpes, é importante você tomar alguns cuidados, sendo eles:
- Ativar a verificação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça;
- Não compartilhar códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas;
- Criar senhas fortes e não salvá-las no celular;
- Ficar atento a mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos;
- Tomar cuidado quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda;
- Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.